Existem serviços oferecidos nas revisões periódicas ou em postos de combustível que são desnecessários e desperdiçam seu dinheiro.
Manutenção preventiva é fundamental, mas se atenha ao que diz o manual do proprietário quanto a prazos e quilometragens. Portanto, desconfie e questione se a oficina tentar incluir no pacote alguma intervenção não prevista pela montadora.
1 - Limpeza dos bicos injetores
"Hoje não está prevista a limpeza de bicos injetores no plano de manutenção, ao menos nos manuais que eu já consultei. Desconheço montadoras que recomendam a prática ao atingir determinada quilometragem", afirma Franieck.
Dono de um carro com 130 mil km rodados, o engenheiro diz que nunca solicitou o serviço e até hoje nenhum dos veículos que já teve necessitou do serviço.
"Essa cultura vem do tempo do tempo do carburador, quando era preciso remover o depósito de resíduos que se formava. Com a melhora na qualidade do combustível, o surgimento da injeção eletrônica e a evolução dessa tecnologia, a limpeza em intervalos regulares já não é obrigatória ", pontua.
Para o especialista, essa intervenção deve ser realizada apenas quando o motor apresenta falha de funcionamento comprovadamente causada por bico entupido.
"Tem de avaliar caso a caso. O sensor de oxigênio, a popular sonda lambda, pode identificar redução na vazão em um ou mais bicos injetores. Porém, o problema pode estar relacionado a outros componentes, como filtro obstruído e falha na bomba de combustível", explica.
2 - Balanceamento das rodas
Por padrão, várias oficinas ofertam o balanceamento das rodas a título de "manutenção preventiva".
No entanto, fazê-lo sem que existam sintomas de que algo realmente está errado é igual a queimar o seu suado dinheiro.
"Não faz sentido realizar novo balanceamento se você não perceber qualquer trepidação no volante a velocidades acima de 120 km/h",
Caso o sintoma seja constatado, aí é hora de o mecânico inspecionar os sistemas de suspensão e direção para verificar a causa real das vibrações - que podem não estar necessariamente relacionadas ao balanceamento.
3 - Troca de amortecedores
Responsável por controlar a oscilação das molas da suspensão e, assim, manter o automóvel estável, o amortecedor é item de segurança.
Portanto, não deve ser negligenciado na hora da revisão periódica.
Contudo, isso não significa que o item tenha de ser trocado obrigatoriamente ao se atingir determinada quilometragem.
"Pessoalmente, eu não costumo substituir os amortecedores dos meus veículos por quilometragem. Recomendo fazê-lo somente ao se constatar que eles já não apresentam mais o funcionamento esperado", destaca o engenheiro da SAE Brasil.
Franieck recomenda ficar atento. Se o carro balançar mais de duas vezes ao transpor uma lombada, é sinal de que os amortecedores já estão "pedindo água".
Caso você perceba barulho metálico na situação descrita acima, isso pode indicar falta de pressão adequada no componente.
Vale a pena também verificar se existem vazamentos - forte indício de que chegou a hora de substituir os amortecedores.
Na ausência dos sintomas descritos, orienta, ainda não é necessário fazer a troca.
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