Quais são os principais itens de controle do painel de instrumentos do veículo?
O painel de instrumentos varia de acordo com o fabricante e modelo do veículo. Os instrumentos mais comuns (e que são tema recorrente na prova) são os que segue abaixo.
Velocímetro
Indica a velocidade do veículo em movimento.
O que diferencia o velocímetro de outros instrumentos é a medição em km/hora (quilômetros por hora).
Odômetro parcial
Pode ser zerado por meio de um botão no painel e indica a distância percorrida em um deslocamento, ou seja, mede a distância de um ponto a outro.
É usado também para fazer a média de consumo de combustível. Sua característica é marcar a distância em quilômetros e metros.
Odômetro total
Indica a quilometragem total percorrida pelo veículo desde sua fabricação. Não pode ser zerado e em geral indica a distância apenas em quilômetros.
Para diferenciar os 2 tipos de odômetros, saiba que o odômetro "total" indica uma quilometragem maior do que o "parcial".
Tacômetro
Popularmente conhecido como “conta-giros”, indica a quantidade de giros do motor em RPM (rotações por minuto).
O tacômetro mede o “esforço” do motor e indica se a marcha do veículo deve ser alterada. Se estiver acima dos 3000 RPM a marcha deve ser aumentada, abaixo dos 2000 RPM ela deve ser reduzida.
Nível de combustível
Instrumento que marca a quantidade de combustível no tanque.
Ele é identificado pelo desenho da bomba de combustível.
Temperatura do motor (ou temperatura do fluido de arrefecimento do motor)
É o termômetro que controla a temperatura da água de arrefecimento (resfriamento) do motor.
A temperatura ideal é um pouco abaixo dos 90. Acima disso, o motor estará superaquecido e irá acender a luz de aviso.
Relógio
Marca as horas e é um item comum no painel de instrumentos.
Botão de alerta
É o botão que aciona o “pisca-alerta”, ligando ao mesmo tempo as 4 luzes de setas do veículo.
Deve ser usado em situações de emergência e quando o veículo estiver parado na pista.
Luzes indicadoras
Comunicam ao condutor situações especiais.
Podem indicar o acionamento de algum item pelo próprio condutor (como seta direcional ou farol alto) ou alertar sobre problemas no funcionamento mecânico do veículo.
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